Ar-condicionado

Sistema, funcionalidades e manutenção

sistema ar-condicionadoO que poucos sabem é que o sistema de ar-condicionado do carro tanto pode esquentá-lo quanto pode resfriá-lo. E também pode só ventilar o ar ambiente, sem mudar sua temperatura.

Por exemplo se o objetivo seja diminuir a temperatura, o fluído refrigerante irá absorver calor do ar, que se resfriará e será soprado para dentro do veículo;  se o propósito é aumentar a temperatura dentro do carro, o fluído irá perder calor para o ar, que agora mais quente, pois absorveu energia, será soprado para dentro da cabine esquentando os passageiros.

Principais itens

  • Evaporador
  • Compressor
  • Condensador
  • Filtro secador
  • Válvula de expansão

Funcionamento ar-condicionado

 Evaporador

Ao passar pelo evaporador o fluido refrigerante, que está em forma de vapor a baixa pressão e temperatura, absorve calor do ar externo ao carro, ou reciclado de dentro dele, virando líquido a baixa pressão e retornando um ar resfriado para dentro do veículo. O ventilador ajuda a empurrar esse ar resfriado para dentro da cabine. 

Compressor

Para que o fluido circule pelo sistema é necessário utilizar um compressor. Esse dispositivo está fixado por um suporte ao lado do motor e ligado a ele através de um sistema de polia e correia. Uma vez acionado, o compressor gera uma diferença de pressão no sistema aspirando e comprimindo o fluido constantemente, elevando sua temperatura e pressão.

Condensador

É uma espécie de trocador de calor localizado na dianteira do veículo, à frente do radiador do motor. Essa posição privilegiada permite uma eficaz troca térmica com o ar, retirando calor do fluido refrigerante, baixando assim sua temperatura.

Filtro Secador

Ao sair do Condensador o fluido agora no estado líquido, mas ainda sob elevada pressão, passa por um filtro chamado de “Filtro secador” cuja função é reter partículas de impureza, impedindo que as mesmas danifiquem outros componentes do sistema, além de absorver a umidade presente no fluido.

Válvula de expansão

Após sair do secador o líquido em alta pressão chega à válvula de expansão onde se transforma em vapor a baixa pressão e baixa temperatura. Voltando para o evaporador e repetindo o ciclo.

Possíveis defeitos

Ar-condicionado parou de funcionar:  Ventilador interno inoperante, pressões muito alta ou inexistente no circuito interno, acoplamento da embreagem do compressor inoperante, pressostato, termostato deficientes.

Deficiência de refrigeração: Válvula de expansão emperrada aberta, válvula de expansão emperrada fechada, restrição na linha de alta pressão. Quantidade insuficiente de gás refrigerante no sistema por vazamento em mangueiras, conexões etc.

Forte odor: Contaminação dos dutos, evaporador e filtro anti pólen por fungos.

Contaminação do evaporador: Odor causado por presença de fungos, efetue a higienização dos dutos, caixa de ar e evaporador. Odor causado por tabaco efetue a higienização dos dutos, caixa de ar e substitua o evaporador, pois a fumaça de tabaco no evaporador contamina-o permanentemente.

Compressor com ruído: Tubulações de gás em atrito com outros componentes. Excesso de gás ou óleo no compressor. Falta de torque no compressor e acessórios.

Água saindo dos difusores: Tubulação de drenagem de água do evaporador mal posicionada ou comprimida.


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